Ontem (25/06) às 22h teve início o 45º FESTIVAL DE PARINTINS, realizado no estado do Amazonas, na cidade que dá nome ao festival. Para os que ainda não se localizaram no meio desta conversa, estou falando da festa dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido. Esta comemoração que se mescla com a cultura nordestina do bumba-meu-boi, mas que consegue com toda maestria ser muito mais complexo, é para mim o mais belo festival cultural do Brasil (e eu poderia dizer, sem falsa modéstia,do mundo), nada contra o carnaval (eu gosto de assistir aos desfiles das escolas de samba), mas me desculpem... Carnaval nem se compara com o Festival de Parintins, no que se refere ao contexto cultural no qual o mesmo está inserido.
O festival que já tem 45 anos, hoje é muito diferente do que era o mesmo na sua origem. Isso se deve acima de tudo ao empenho da população em divulgar esse trabalho maravilhoso, criativo, original, mas também ao grande destaque que as redes de televisão têm dado ao mesmo ou à cidade de Parintins. Para quem vive no mundo da lua, atualmente as grandes escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo contratam artistas parintinenses para a construção e operação de alegorias no carnaval.
Bom, mas o que eu quero mesmo é falar da noite de ontem, a primeira do festival. Como sou um apaixonado por este evento cultural genuinamente brasileiro, desde maio que vinha me preparando para assistir a esses três dias de festa. Na primeira noite a abertura do festival ficou por conta do Boi Garantido (vermelho e branco, com um coração na testa). O grande momento da apresentação (o mais esperado) sem dúvida foi a apresentação da toada “Paixão de coração”, que contava com a participação da cantora baiana Daniela Mercury. Por parte dos torcedores do boi e dos admiradores do festival em todo o Brasil também reinava certa expectativa pela apresentação do levantador de toadas Sebastião Júnior que substituiria Davi Assayag, que atualmente defende as toadas do Boi Caprichoso. As apresentações seguiram com certa calma (calma até demais), o que pode ter sido a razão para a correria de ultima hora para que a apresentação do boi não ultrapassasse tempo limite de duas horas e meia de apresentação que cada agremiação tem para se apresentar por noite. Durante a apresentação da Cunhãporanga parte da fantasia que a mesma usava (uma cobra gigante) apresentou problema. Outro ponto de tensão durante a exibição do Garantido foi a dificuldade e a demora na apresentação dos tuxauas, mas, sem dúvida, ainda assim, a apresentação do bumbá Garantido foi esplendorosa, destaque especial para a fantasia do pajé.
Na seqüência foi a vez do Caprichoso (azul e branco, com uma estrela na testa) entrar em cena para fechar o primeiro dia do festival. O Boi-bumbá Caprichoso apresentou-se primorosamente, não se registrando nenhum grande contratempo. Logo na abertura, destaque para a tão esperada entrada do rei Davi Assayag, a primeira alegoria apresentada transformava-se três vezes em cenas diferentes, a apresentação das tribos ao toque da marujada com a toada “instrumental da floresta” foi magnífica. Apreciador que sou do festival a mais de 10 anos, tenho que ser sincero em dizer que senti certa falta da potência vocal do levantador de toadas Davi Assayag. Outro diferencial na apresentação do Caprichoso foi a entrada do Pajé, em duas ocasiões diferentes, a primeira como sequência da encenação do ritual indígena, na segunda, participou ao lado da cunhãporanga.
Ainda temos que destacar a atuação e a transmissão do Festival pela TV. Pouco a pouco eles vão acostumando-se com a idéia de que não estão transmitindo o carnaval, nem jogo de futebol, portanto, nada de buscar ângulos e enquadramentos que ofereçam imagens de corpos seminus, nem ficar “parlando” sem parar. Mas alguns erros persistem, como não posicionar as câmeras de forma a estarem atentas à entrada de cada item individual, fazendo com que na maioria das vezes, só percebamos os itens quando os mesmo já estão em cena, o que tira a expectativa de tentar imaginar de onde os mesmos vão surgir em meio às alegorias.
Mas tudo ainda é nada, pois está foi apenas a primeira noite... Muita coisa está reservada para a noite de hoje.
4 Comentários:
Adoro esse festival.. Quando eu for RICA pretendo ir lá .. Adooooro !
Parabens pelo post, li das 3 noites, sensacional! Qual cidade vc mora?
Caraca
Eu moro longe deste "paraíso" chyamado Parintins, mas logo logo estarei aí... Moro no Piauí.
Apartir do dia 22 estarei em Parintins... acho que nem tenho mais coração, vou buscar um lá. Meu céu nem tem mais estrelas... elas sabem que as mais belas só iluminam Parintins
Sonho com esse dia a muitos anos...
Bertolínia, no Piauí .Mas já estive pessoalmente no Festival
Postar um comentário