20 DE JULHO DE 2010
DIA DA AMIZADE
A amizade é definida como uma relação baseada na simpatia e nas afinidades pessoais que visam o bem do outro e consequentemente o próprio bem. Por essa razão é o sentimento base para a vida comunitária ideal.
A amizade se caracteriza por ser recíproca, descontínua, não exclusivista, sem sofrimento e por ser possível só entre indivíduos iguais. Entendeu? Não? Eu explico!
RECÍPROCA: a amizade verdadeira só pode existir se o sentimento é compartilhado da mesma forma por ambas as partes, isto é, não posso ser amigo de quem não é meu amigo. O mais importante é sempre lembrar de que o sentimento base para a relação de amizade é a confiança mútua, sem confiança não existe amizade e não adianta nada confiar em alguém que não confia em você e vice-versa.
DESCONTÍNUA: para quem não acredita, aqui vai um aviso: ”amigos de verdade podem até se separar por um certo tempo, tomarem caminhos diferentes na vida, mas o reencontro deste dá a impressão de que nunca estiveram longe”. Você não precisa estar ao lado do seu amigo a vida inteira para este seja seu amigo, porém se você passa um certo tempo longe de um amigo e isso faz com que você ou ele esqueçam um do outro ao ponto de não sentirem-se próximos quando há um reencontro (surpresa! Vocês não eram amigos)
NÃO EXCLUSIVISTA: Esse é o primeiro ponto polêmico sobre este assunto. Dizem que a verdadeira amizade não deseja o outro somente para si. Isso significa que não há nada de errado em ter “melhores amigos”, porém um amigo não pode exigir de outro amigo que este reserve-se totalmente para si.
(Desculpem, eu só escrevo o texto baseado em pesquisas, mas NÃO CONCORDO COM ISSO – KKkkkkkkkkK)
SEM SOFRIMENTO: Outro ponto não muito claro. Amizade deve ser tranquila, as pessoas envolvidas não devem submeter-se a provas, nem exigi-las de outras pessoas. Já dissemos que a base da verdadeira amizade é a confiança mútua (não há provas de confiança). Amizade gera em você um constante sentimento de querer bem ao próximo e a você mesmo e a reciprocidade de sentimentos reforçam ainda mais o sentimento maior da amizade.
POSSÍVEL SOMENTE ENTRE IGUAIS: Por fim e não menos importante. Você só é amigo de quem é semelhante a você, seja relativo a ideias ou anseios, comportamento etc. Temporariamente ou não, buscamos nas pessoas aspectos que nos transmitam segurança, bem estar, alegria, e assim sendo, dificilmente conseguiremos manter um relacionamento duradouro e mais intimo com pessoas que sejam muito diferentes de nós mesmos (eu disse: “dificilmente”, pois para toda regra há uma exceção – quer dizer, se isso é uma regra e não tem exceção, então nem toda regra tem exceção – entendeu? Não? Deixa pra lá! O assunto aqui não é Q.I.)
VOCÊ CONCORDA COM ESSAS AFIRMAÇÕES?
ENTÃO, O QUE É AMIZADE PARA VOCÊ?
Ah! Nos próximos textos falaremos de Amor e Paixão. Você sabe diferenciá-los? Prometo esclarecer esse assunto... Ou tentar pelo menos!
Comentários:
Postar um comentário