Hoje é o Dia de Combate ao Fumo

em 29 de agosto de 2010.

Hoje, dia 29 de Agosto é Dia do Combate ao Fumo. Intaum resolvi passar um pouco de informação sobre essa "Arma" que é o Cigarro!
Entre tantos apelos para largar o hábito, muitos fumantes consideram os inúmeros malefícios à saúde, mas ficam com medo de engordar.
Será que é verdade?
O cigarro aumenta o metabolismo, ou seja, aumenta o gasto de calorias em cerca de 10%. Para ter uma ideia, uma mulher de 60 kg que para manter o peso necessita de 2000 calorias, enquanto fuma gasta cerca de 2200. Essas 200 calorias a mais no dia correspondem a até 3 porções de frutas ou à uma fatia de um bolo de chocolate.
Sendo assim, é necessário que a pessoa diminua a ingestão de alimentos para não engordar quando parar de fumar. Outros fatores emocionais que podem aumentar o peso também estão relacionados à parte emocional de ficar sem o cigarro, como insônia (e lanchinhos de madrugada) e a ansiedade.
O que acontece também é que após dois dias sem cigarro, já é possível sentir diferença no paladar e o olfato .O muco diminui, então a pessoa sente mais sabor e acha a comida mais gostosa do que o normal.
O cigarro também compete com a absorção de nutrientes, então é bem provável que a pessoa fumante esteja com falta de vitaminas no organismo. Saiba que cada cigarro "destrói" 50 mg de vitamina C, o que corresponde a uma laranja. Esta deficiência de vitaminas pode trazer consequências ao organismo a longo prazo, como sangramento gengival, baixa imunológica, maior propensão à doenças, etc.
Mais informações nesse link.
Você realmente conhece os perigos do Fumo?

E ainda tem gente que diz que fumo não é uma DROGA!

É proibido fumar, mas você sabe verdadeiramente o porquê desse aparente radicalismo? De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, no Brasil, cerca de 30% da população adulta é fumante. Além disso, estima-se que ocorram, a cada ano, 125 mil mortes no país por doenças associadas ao fumo. O futuro que nos espera é também assolador: para o ano de 2020, a perspectiva de mortalidade é de 10 milhões de mortes ligadas ao uso do tabaco. Segundo a OMS, o tabaco mata mais que a soma de mortes por AIDS, cocaína, heroína, álcool, suicídio e acidentes de trânsito.

O fumo passivo, ou seja, que acomete não-fumantes expostos à inalação constante da fumaça alheia, também é um grande problema, o que nos lembra que o tabagismo não deve ser encarado meramente como uma escolha individual. Afinal, por ano, 2.655 fumantes passivos morrem das três principais doenças relacionadas ao fumo: infarto, derrame e câncer de pulmão, Para se ter uma ideia, o pneumologista da Unifesp, Fernando Sérgio Studard, explica que permanecer em um bar onde há pessoas fumando equivale a fumar quatro cigarros para quem não fuma.

De acordo com a psicóloga Silvia Cury, o cigarro pode ser considerado uma droga de efeito psicoativo, pois produz reações no comportamento e na área emocional. "Pode haver uma necessidade cada vez maior do cigarro para a pessoa se sentir bem e a crise de abstinência em quem tenta parar pode causa dor de cabeça, insônia e aumento da ansiedade."

O fumo é o principal causador de muitas doenças pulmonares, inclusive o câncer de pulmão e está associado ainda a outros tipos de tumor e doenças cardiovasculares - essas causas, no entanto, são conhecidas de todos. O cigarro e suas variantes trazem graves consequências para a saúde de quem fuma e de quem tem que conviver com a fumaça.

Intuam meu caro amigo leitor, se você ainda fuma hoje seria um bom dia para você começar a parar, ou depois de ler isso tudo você ainda vai continuar....?

Fonte: msn.minhavida

1 Comentário:

Macum

Concordo.. Cigarro niguem merece essa praga! Odeio!

Postar um comentário

 
Todos os direitos reservados © OJUARA XD - This is POP!
© Desenvolvido por Mundo Blogger