E eu não poderia começar com algo melhor.
A invenção escolhida foi a COCA-COLA e o inventor John Pemberton.
Garanto que muitos não conhecem o inventor, mas quem não conhece e gosta de uma COCA-COLA?
A historia da coca-cola começaria com a chegada de John na cidade de Atlanta nos Estados Unidos, logo após a Guerra Civil americana. O cara tinha acabado de participar de uma guerra e estava disposto a mudar de vida e encontra novas clientelas para suas invenções. Só que por num ter nenhuma habilidade com venda sempre fracassava com suas criações até conhecer Frank Robinso que virou seu sócio.
Em 1884 foi lançada a bebida alcoólica chamada “Pemberton’s French Wine Coca” (uma mistura de folhas de coca, grãos de nós de cola e álcool), anunciada como uma bebida intelectual, vigorante do cérebro e tônica para os nervos.
Só que em 1886 havia um movimento altíssimos anti-alcool. E nessa mesma época todos os estabelecimentos com vendas alcoólicas fecharam, então os dois tiveram de procurar um novo produto que lhes rendessem $$.
Nesse mesmo período existiam os chamados “pontos de venda” onde as pessoas tomavam sorvetes e xaropes misturados com água carbonada nos mais diferentes sabores.
Então como todo cientista, o maluco do John passou meses trancado no porão de sua casa em Atlanta adicionando ingredientes à água carbonada para fazer um xarope.
No dia 8 de maio era vendida a primeira bebida conhecida atualmente como Coca-Cola, nome posteriormente dado por Frank Robinson, que utilizou a sua própria caligrafia para fazer o logotipo. O produto era um xarope com água carbonada, servidos em copos de vidro e misturados na hora de servir.
No dia 29 de maio, Pemberton anuncia a bebida pela primeira vez no “Atlanta Journal”.
E em 1887 seu primeiro ano de operação foram vendidos míseros 25 galões, que dava uns 9 copos por dia e redeu no final das contas 50 dólares, tornando-se um prejuízo.
Em 1888 John com problemas de saúde vende para Frank Robinson a formula por 1.750 dólares e acaba falecendo em 16 de agosto. Frank Robinson procura pelo empresário e farmacêutico Asa Griggs Candler que acaba comprando a fórmula por 2.300 dólares.
Asa Griggs acreditava na formula e queria que ela ficasse famosa. Só que naquele tempo não tinham meios de comunicação nacional então a forma que ele achou de apresentar sua formula ao mundo foi contratar pessoas para distribui cupons que davam o endereço e um brinde (experimentar de graça a Coca-Cola) fazendo com que os estabelecimentos fossem procurados.
No dia 31 de janeiro de 1893 a marca Coca-Cola foi registrada. E daí pra frente foi só crescendo e ganhando fama mundial chegando no BRASIL na década de 40.
Bom pessoal, por hoje chega de aula de historia! Até a próxima semana.
AbraçOo do Macum!
1 Comentário:
Pois é cara!
muitos não se importam sobre a historia dos produtos que ultilizamos, e eu descobri que muitas dessas historias são tão interessantes quanto o proprio produto...
Abraço! Vc num sabe o que tah perdendo por não tomar COCA-COLA! ^^
Postar um comentário