"Up da Semana" - Thomas Alva Edison

em 20 de agosto de 2010.
É o seguinte pessoal, tava pensando em algo importante pra mim falar no "UP DA SEMANA" e me apareceram varias opções... mais depois de um acontecimento noite passada mudei totalmente de idéia.

O acontecimento foi o seguinte: faltou energia durante 2 horas, pense num tédio, sem net, sem televisão e principalmente sem LUZ ELETRICA.. tudo na maior escuridão ¬¬’... #muito tenso! Então o nosso "Up da Semana" vai para ele: Thomas Alva Edison o inventor da lâmpada incandescente.


A história ficou assim:
Até o início do século XIX toda iluminação artificial era obtida com velas ou lâmpadas a óleo (uma espécie de lamparina). Então por volta de 1880, descobriu-se que o contato entre dois pedaços de carvão ligados aos terminais de uma bateria produzia uma descarga contínua e brilhante.

A idéia de usar essa engenhoca como fonte de iluminação artificial parecia boa, entretanto, tinha uma série de inconvenientes:
1 - consumia muita energia da bateria;
2 - o brilho era intenso, insuportável em ambientes fechados; e
3 - o carvão durava pouco.

O desafio agora era encontrar um substituto para o carvão que consumisse pouca energia, durasse mais e produzisse um brilho suportável. Essa foi a maior dificuldade encontrada por Thomas, encontrar um matéria apropriado para o filamento que não podia fundir ou queimar.

Ai vem a parte que prova que todo cientista é doido. Thomas junto aos seus colaboradores por volta de 1880 após testarem cerca de 1.600 materiais chegaram a uma lâmpada (essa foi a primeira lâmpada incandescente) que apresentava um filamento composto de algodão carbonizado, protegido por um bulbo de vidro sem ar. Essa lâmpada conseguiu permanecer acesa por dois dias, tempo recorde.

Mais tarde ele substituiu o algodão por bambu carbonizado e só então solicitou a patente da lâmpada. Ele montou uma fábrica e, em três meses de atividade, comercializou mais de 20 mil lâmpadas.

Hoje, o filamento das lâmpadas é feito de tungstênio, um metal extremamente resistente ao calor, e o bulbo contém um gás inerte, isto é, que não pega fogo.

O foda é acreditar que existem cidades brasileiras onde a luz elétrica não chegou. De acordo com o censo de 2000, 12 milhões de brasileiros viviam sem energia elétrica.

E é isso ai pessoal. Abraço!

Comentários:

Postar um comentário

 
Todos os direitos reservados © OJUARA XD - This is POP!
© Desenvolvido por Mundo Blogger