É sempre assim, basta algo muito bom começar a fazer muito sucesso para a mídia querer se apoderar, daí para tudo se transformar em um espetáculo televisivo é só um passo. Até aí tudo bem, porém logo depois vem os empresários, os donos das grandes tv., os supostos (e repito, supostos) patrocinadores, e toda uma nuvem negra tentar encobrir o brilho legítimo do que já é perfeito, para adequar o que é cultural com o que é meramente comercial. Quem não conhece com certeza nunca vai compreender a beleza, o encanto, a pureza, o esplendor do que “É” o Festival de Parintins.
Na semana passada fiquei atordoado com uma informação noticiada em um dos sites da cidade (cidade é uma forma singela de falar de um mundo dentro do Amazonas do nosso Brasil), avisando de possíveis alterações nos dias e nos horários do Festival. Desculpem-me, sei que posso não expressar o desejo da maioria (maioria essa que pensa somente em vender os bois), mas o que tem de cansativo no Festival? Cansativo é a transmissão do carnaval e mesmo assim as emissoras não abrem mão de transmiti-lo na integra. Por que as duas horas e meia de cada boi têm de ser reduzidas para duas horas apenas? (isso já foi feito antes ). Quem se beneficia com as horas a menos de alegria? Com certeza não são as galeras dos bois, quem acha isso correto não gosta verdadeiramente do Festival, gosta sim de televisão, então é só mudar de canal. O espetáculo que acontece no centro do bumbódromo não pode ter como prioridade aumentar a audiência de um canal de televisão, ou a preocupação com facilitar ou incentivar a venda de produtos veiculados durantes os intervalos comerciais.
Como se isso não fosse muito ruim ainda falam em reduzir os três dias de Festival para apenas dois dias (por que não reduzem o carnaval também??). A palavra “absurdo” é ínfima para expressar o que isso realmente representa para a cultura do país, que ainda não conhece o FESTIVAL DE PARINTINS (e se tiver de conhecer pela televisão hoje, não vai entender muita coisa). Talvez existam pessoas cansadas com o espetáculo dos bois porque ele não mostra mulheres nuas com até o útero à mostra, por que ele não tem aquelas letras chulas, sem conteúdo, sem sentimento, por que não vê e não sente o amor que emana em cada toada, em cada grito da galera, a emoção de vestir uma camisa AZUL ou VERMELHA e dizer “EU SOU CAPRICHOSO” ou “EU SOU GARANTIDO”, ou mesmo “EU SOU GARANCHOSO”, mas quem não entende isso não deveria fazer parte do Festival.
FESTIVAL DE PARINTINS COM APENAS DOIS DIAS DE DURAÇÃO? NÃO!!
APRESENTAÇÃO DOS BOIS COM APENAS DUAS HORAS POR DIA? NÃO!!
POR QUE QUANDO A TV PRECISA DE TEMPO A CULTURA PRECISA SER ASSASSINADA??
Imagens via: acrítica & Liciafabio















Plenamete de acordo!
Eu comecei a curtir o festival no ano passado.
Adorei a última linha da postagem!! ;)
Não aceito menos tempo para ver meu BOI GARANTIDO no bumbódromo, tinha era que aumentar para 4 horas !!
Vamos lá Galera Vermelho e branco!!
Postar um comentário