Contagem regressiva para a primeira temporada do "The Voice Brasil".
Sucesso no mundo todo, o reality show de origem americana "The Voice", ganha sua versão brasileira com um objetivo: encontrar "A VOZ" do Brasil. E essa não é uma tarefa muito fácil. Pois, diferentemente dos demais programas de calouros, o "The Voice" busca entre os melhores cantores, aquele cuja a voz possa ser representada como "a voz".
E para facilitar essa tarefa, o programa conta com a ajuda de quatro grandes cantores, Cláudia Leitte, Carlinhos Brown, Daniel e Lulu Santos, grandes profissionais da música brasileira, que farão entre si duelos para que dentre muitos cantores bons, a melhor voz. Não conhece o programa ou quer ler mais sobre? Pois clique no link abaixo para ler mais.
O programa
O "The Voice" é um reality show musical que, por meio de batalha de vozes, busca encontrar aquela que seja considerada "A VOZ". O grande diferencial do programa está na sua estrutura organizacional que podemos dividir basicamente em três fases.
São as famosas "Blind Auditions"! Aqui, os jurados lutam entre si para selecionar dentre os candidatos, aqueles que farão parte do seu time e que eles treinarão para que um destes seja o grande vencedor.
2º Fase: Batalhas vocais
Nessa etapa, os jurados se tornam treinadores "coaches" e em duplas do seu time, eles escolhem para uma “batalha vocal” entre si e depois decide quem é o grande vencedor que passará para a disputa nos live shows (programa ao vivo).
3º Fase: Shows ao vivo
Parte 1 – Aqui os candidatos se apresentam ao vivo, de um por um e, ao final do programa, os telespectadores votam em seus favoritos, para que no episódio seguinte, um certo número de competidores de cada time seja salvo pelo público, enquanto os outros devem fazer uma performance e ao final seu coacher irá escolher quem permanecerá na disputa e quem vai embora. Essa fase acontece até as quartas de finais, quando, dependendo do número de competidores, os coaches precisam fazer eliminações instantâneas em seus times.
Parte 2 – Nesta fase, acontece as semi finais e finais do programa. Os competidores se apresentam, o público e os coaches votam em seu artista favorito para ir para as finais e na grande final quatro artistas disputam os votos do público, e quem tiver o maior número de votos é o grande vencedor do programa.
No Brasil, a primeira temporada acontecerá dia 23 de setembro (amanhã) na Rede Globo. Mas no mundo, o reality show de origem americana já tem versões no Reino Unido e na Australia. E a grande tacada de mestre dele, sem dúvidas é colocar pessoas que conhecem e que são bons na música para treinar e avaliar outros que também são bons. E fazendo isso, com o foco somente na voz.
Os jurados
Conhecidos como "coaches" são os quatro artistas que treinam os competidores e que formam o juri dos mesmos.
No Brasil, temos Cláudia Leitte, Carlinhos Brown, Daniel e Lulu Santos. A cantora e compositora Claudia Leitte estreou sua carreira como vocalista de uma banda de axé chamada "Babado Novo", mas que resolveu tomar novos caminhos, permeando do axé ao pop, e ganhando muito mais respaldo a partir do seu single "Extravasa".
Carlinhos Brown é um sussa cantor, compositor, produtor e percursionista que começou sua carreira no grupo "Timbalada", resolveu seguir carreira solo, trabalhou com Marisa Monte e Arnaldo Antunes no projeto "Tribalistas" e que atualmente gravou seu novo single "Earth Mother Water".
O cantor Daniel, começou sua carreira fazendo dupla sertaneja ao lado de seu irmão João Paulo (in memoriam), já fez pontas em filmes nacionais e durante anos encantou o coração da mulherada brasileira com as suas músicas românticas.
Por último e não menos importante, Lulu Santos: cantor e compositor desde os anos 80 emplaca grandes sucessos que ultrapassa gerações e que emociona a quem ouve, com canções como "Apenas Mais Uma de Amor", "Tempos Modernos" e "Um Certo Alguém", por isso, já vendeu mais de 7 milhões de discos.
The Voice US
Na versão americana, o original "The Voice", que já foi considerado como o melhor reality show musical pelo Critics Choice TV Awards, tem como coaches o incrível cantor, compositor e produtor musical, Cee Lo Green. O espetacular cantor cowntry Blake Shelton, o surpreendente Adam Levine, cantor e compositor, vocalista do Maroon 5 e a inigualável Christina Aguilera.
The Voice UK
Atualmente, na versão britânica, os jurados são o rapper, compositor, produtor, ator, músico e também líder do Black Eyed Peas, Will.I.Am. A cantora e compositora, dona do single "Do It Like A Dude", Jessie J. O cantor irlandense Danny O'Donoghue e o tio Tom Jones, um nobre cantor escocês que toca pop, rock, R&B, conwntry, dance, ou seja toca tudo! Eles são os caras que arrebentam no The Voice do Reino Unido.
The Voice AU
Na versão australiana do reality show The Voice, os coaches são a bela Delta Goodren, cantora, compositora e atriz, que fez muito sucesso com o single "Born To Fly". Temos também o incrível Seal, cantor e também compositor que encantou o coração dos mais diferentes tipos de mulheres dos anos 80 com as suas músicas românticas como "Kiss From a Rose" seu maior sucesso. O cantor Joel Madden é o vocalista e produtor musical da banda Good Charllote. Por último, o cantor Keith Urban começou com o The Voice AU mas, depois da proposta de outro reality show musical, ele deixou o time australiano e a vaga até então está livre para outro candidato ainda não divulgado pelo programa.
Os cenários do programa
O palco do The Voice é o ring das batalhas vocais! É o lugar onde acontecerão os duelos dos participantes, bem como os shows ao vivo dos mesmos, dos jurados ou de convidados especiais. Característica e padrão de todos os The Voice, o palco tem uma iluminação de show e durante as apresentações, as luzes mudam de cor e dão um colorido especial para engrandecer mais ainda as performances. As cadeiras vermelhas do The Voice são exclusivas. Veja como ficou o palco do The Voice Brasil.
A casa onde os participantes treinarão com os seus respectivos jurados também é um luxo! É nela que eles receberão todas as dicas de quem sabe como fazer e que eles ficarão hospedados durante toda a sua temporada no programa. Vê só!
Enfim, o padrão do programa está muito top. Tudo coopera para que fique visualmente bonito e agradável.
Outros reality's shows musicais
Encontrar novos talentos musicais não é algo que o mundo esteja carente, muito menos a indústria cultural, por que gente boa e talentosa não falta nas portas de grandes gravadoras musicais. Nos Estados Unidos, que é considerada a maior produtora de novos talentos, é o lugar onde deveria ser mais difícil a inserção de novas personalidades musicais, mas não, os americanos ainda assim conseguem acolher mais um em seu meio e com certeza este encontrará seu público fiel: "os fans".
A verdade é que, "os reality shows musicais" tomaram mesmo o gosto do público na programação da televisão. Senão, não era a toa que o "American Idol" não estivesse na sua 12ª temporada, que o "The Voice US" estivesse na sua 3ª temporada e ainda tivesse versões filhas em todo canto do mundo e o "The X Factor" na sua 2ª temporada. Pode até ser que essa tendência televisiva não tenha sido atrativa para o povo de casa, mas que esse negócio tem movimentado bilhões de dinheiro para os seus chefões, isso é a mais pura realidade!
O "American Idol" que é o reality show musical com mais temporadas lançou Kelly Clarkson, Carrie Underwood, grandes artistas da música e que conseguem andar com suas próprias pernas. O "The Voice", apesar de ser considerado o melhor dentre os reality shows da categoria, nenhuma de suas temporadas conseguiu lançar de verdade um hiper, mega, power cantor. Muito menos o "The X Factor". Agora, fica a pergunta, será se o Brasil conseguirá essa proeza?
Na Record, temos o "Ídolos", versão #fail do "American Idol" que em todas as suas edições, além de desvirtuar o padrão americano, também não lançou grandes coisas. Os vencedores Rafael Barretto, Saulo Roston e Israel Lucero infelizmente não se firmaram como "Ídolos" brasileiros. Nem mesmo, na primeira versão brasileira, apresentada pelo SBT,que foi melhor que as edições da Record, o "Idolos" conseguiu fazer do vencedor Leandro Lopez, um "Ídolo" do Brasil.
O SBT foi outro que inventou vários programas de talentos musicais como por exemplo, "PopStars", "Ídolos", "Astros"... Agora o tio Silvio só quer saber "Qual é o seu talento?" duvido muito! Nessa tendência de reality shows musicais nas TV's, é bem capaz de ele fazer "O Fator X" versão do "The X Factor", por exemplo. Ele só não vai querer ficar a parte dessa briga da Record e da Globo com seus brinquedinhos. Mas enfim, tio Silvio ainda ganha um pouco de crédito por que ele foi o único que conseguiu ir mais além nessa disputa, quando ele lançou no "POPSTARS" as meninas do Rouge.
Elas ficaram muito conhecidas com a música "Ragatanga" (a famosa música do "aserehe") e que ficou durante 4 anos fazendo sucesso no Brasil todo, menos na GLOBO que foi a única emissora que não quis promover algo que tenha dado certo. (pelo menos para o público infanto-juvenil e infantil daquela época). Outro grupo que fez um sucessinho foram os "Br'Oz", que surgiram da versão masculina do programa POPSTARS. Mas enfim, ambos acabaram caindo no esquecimento da grande maioria. Culpa da Globo?
Enfim, aí está ela novamente, a toda poderosa emissora do plim-plim tentando mais uma vez no ramo do showbusiness musical. Só que dessa vez, a franquia é pesada! O The Voice, como dito anteriormente é sucesso no mundo inteiro, então a carga de torná-lo promissor no Brasil é pesadíssima. Espero e desejo que o programa seja espetacular como é nas demais versões e que dessa vez, eles consigam realmente encontrar "A Voz".
A verdade é que, "os reality shows musicais" tomaram mesmo o gosto do público na programação da televisão. Senão, não era a toa que o "American Idol" não estivesse na sua 12ª temporada, que o "The Voice US" estivesse na sua 3ª temporada e ainda tivesse versões filhas em todo canto do mundo e o "The X Factor" na sua 2ª temporada. Pode até ser que essa tendência televisiva não tenha sido atrativa para o povo de casa, mas que esse negócio tem movimentado bilhões de dinheiro para os seus chefões, isso é a mais pura realidade!
O "American Idol" que é o reality show musical com mais temporadas lançou Kelly Clarkson, Carrie Underwood, grandes artistas da música e que conseguem andar com suas próprias pernas. O "The Voice", apesar de ser considerado o melhor dentre os reality shows da categoria, nenhuma de suas temporadas conseguiu lançar de verdade um hiper, mega, power cantor. Muito menos o "The X Factor". Agora, fica a pergunta, será se o Brasil conseguirá essa proeza?
Expectativas
Meu povo, conveniamos que esse negócio de escolher novas personalidades na música é algo que, pelo menos no Brasil não acontece de fato! Quem consegue se lembrar que a Rede Globo já teve um outro reality show? Para quem conseguiu se lembrar, o "FAMA" apresentado pela Angélica e também pelo Toni Garrido teve três edições e nenhum grande cantor de sucesso, apesar de eles terem realmente escolhido os melhores da competição. Quem poderíamos tirar de "sucesso" desse programa é a cantora Marina Elali, o Tiaguinho (ex Exaltasamba), a dupla Hugo & Tiago, mas que infelizmente não ganharam a tal competição.Na Record, temos o "Ídolos", versão #fail do "American Idol" que em todas as suas edições, além de desvirtuar o padrão americano, também não lançou grandes coisas. Os vencedores Rafael Barretto, Saulo Roston e Israel Lucero infelizmente não se firmaram como "Ídolos" brasileiros. Nem mesmo, na primeira versão brasileira, apresentada pelo SBT,
O SBT foi outro que inventou vários programas de talentos musicais como por exemplo, "PopStars", "Ídolos", "Astros"... Agora o tio Silvio só quer saber "Qual é o seu talento?" duvido muito! Nessa tendência de reality shows musicais nas TV's, é bem capaz de ele fazer "O Fator X" versão do "The X Factor", por exemplo. Ele só não vai querer ficar a parte dessa briga da Record e da Globo com seus brinquedinhos. Mas enfim, tio Silvio ainda ganha um pouco de crédito por que ele foi o único que conseguiu ir mais além nessa disputa, quando ele lançou no "POPSTARS" as meninas do Rouge.
Elas ficaram muito conhecidas com a música "Ragatanga" (a famosa música do "aserehe") e que ficou durante 4 anos fazendo sucesso no Brasil todo, menos na GLOBO que foi a única emissora que não quis promover algo que tenha dado certo. (pelo menos para o público infanto-juvenil e infantil daquela época). Outro grupo que fez um sucessinho foram os "Br'Oz", que surgiram da versão masculina do programa POPSTARS. Mas enfim, ambos acabaram caindo no esquecimento da grande maioria. Culpa da Globo?
Enfim, aí está ela novamente, a toda poderosa emissora do plim-plim tentando mais uma vez no ramo do showbusiness musical. Só que dessa vez, a franquia é pesada! O The Voice, como dito anteriormente é sucesso no mundo inteiro, então a carga de torná-lo promissor no Brasil é pesadíssima. Espero e desejo que o programa seja espetacular como é nas demais versões e que dessa vez, eles consigam realmente encontrar "A Voz".



























Postar um comentário